preloader
Scroll to top
© 2019, Design In Studio

DESIGN CLÁSSICO: O ESTILO QUE NUNCA SAI DE MODA


Deise de Luna - 21 de maio de 2019 - 0 comments

DESIGN CLÁSSICO
Imagem: by Renato Rodrigues – Banheiro Rosa – Casa das Rosas/SP

Se existe um estilo que é atemporal, este é o Design Clássico. Ainda que seja utilizado em seu formato original, repaginado, ou combinado com outros estilos, o clássico sempre acomoda bem o ambiente.

Imagem: Pinterest

Com origem na arquitetura greco-romano, esse estilo tradicional é marcado por linhas elegantes, curvas e robustas que trazem requinte e sofisticação ao ambiente. Com o passar dos períodos o clássico foi incorporando elementos de outros estilos como o Barroco e o Rococó, até chegar as releituras feitas atualmente para mesclar este estilo com o contemporâneo.

Imagem: Pinterest

A paleta de cores possui tons mais sóbrios, que podem ser escuros como azul-marinho, bordô, verde-escuro e preto, ou tons pastéis como bege, branco, champanhe e cru. Esses tons são acompanhados de detalhes em dourado, cobre e prata, que são muito usados em objetos decorativos, luminárias e molduras, para dar mais glamour ao ambiente.

Imagem: Pinterest

As sancas com bordas arredondadas e ornamentos são muito utilizadas, em conjunto com lustres robustos que dão um destaque especial ao ambiente. Nas paredes são usados papéis de parede com estampas florais ou listradas. E a tapeçaria e cortinas encorpadas são peças fundamentais neste estilo. A iluminação é mais indireta e amarelada, para deixar o ambiente mais aconchegante. Este padrão pode ser facilmente reconhecido em teatros, restaurantes e casas de show mais tradicionais, como no Theatro Municipal de São Paulo.

Imagem: Site Theatro Municipal de São Paulo
Imagem: Pinterest – Hall de entrada – Theatro Municipal de São Paulo
Imagem: The Photografer – Interior – Theatro Municipal de São Paulo

Também é apreciado o uso de objetos de arte como quadros de natureza morta e retratos, além de esculturas e espelhos com belas molduras.

O uso do estilo clássico é recomendado para espaços amplos e com pé direito alto, por isso é comumente visto em mansões e casarões, prédios oficiais e hotéis. Podemos dizer que o clássico é o estilo preferido dos hotéis de luxo. Um ótimo exemplo disso são os cassinos de Las Vegas.

Imagem: Deise de Luna – Fonte do Hall de Entrada do Caesar’s Palace no Ano Novo Chinês – Las Vegas

Imagem: Wynn – Las Vegas

A mobília desse estilo é composta por artigos que remetam tempos passados. Utiliza-se muita madeira (geralmente nogueira, mogno ou cerejeira) com ornamentos e entalhes. Nos dormitórios usa-se camas com colunas trabalhadas ou dosséis. A roupa de cama é robusta, com bordados e estampas florais.

Imagem: Pinterest

A composição de quadros é feita de forma simétrica, e os itens decorativos são ricos em detalhes, como livros, almofadas, arranjos de flores, abajures em seda, candelabros, cristais, porcelanas, etc.

Imagem: Pinterest

Nas cozinhas e banheiros o mármore é amplamente usando. Dando um aspecto limpo e elegante ao mesmo tempo. Esses ambientes são amplos e vistos como espaços sociais de reunião (cozinhas) e relaxamento (banheiros).

Imagem: Decor em detalhes

Uma opção para o uso do estilo clássico em ambientes pequenos é a mescla de estilos. Como o clássico demanda uma quantidade grande de detalhes, fazendo com que um ambiente pequeno possa parecer ainda menor, se utilizar todos os aspectos dessa decoração. Por isso, hoje surgiu o estilo chamado de “clássico-moderno”, que une o clássico e o contemporâneo de uma forma harmoniosa, que oferece infinitas possibilidades de combinação.

Imagem: Pinterest

O Design IN Studio adora a união de estilos. E você?

Please follow and like us:
error
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)