Trabalhar de casa pode ser um desafio para quem não possui um espaço destinado a isso e este post é dedicado a ajudar àqueles que ainda estão tentando se adaptar a esta nova realidade de trabalho. Separamos aqui algumas dicas essenciais para você seguir se deseja ter mais organização e praticidade no dia a dia de trabalho. Vamos lá?

Escolhendo o espaço
Tente encontrar um local da sua casa mais calmo e tranquilo onde será menos afetado por interferências externas, se mora com outras pessoas esta etapa tem ainda mais importância, caso apenas a mesa de jantar na sala seja uma opção, posicione-se na cadeira onde há menor fluxo de passagem de outras pessoas durante o dia. Outra dica é utilizar o método de home office “móvel” do consultor e instrutor de produtividade David Allen, que recomenda que tenhamos um compartimento como uma mochila, pasta executiva ou caixa organizadora onde possamos colocar todas as nossas principais ferramentas de trabalho dentro, como computador, carregador, caderno, caneta, agenda, pastas, livros, etc, para assim nos mudarmos de local com facilidade quando necessário.



A cadeira ideal
Sabemos que a cama e o sofá podem ser bem convidativos, mas procure sentar-se numa mesa ou bancada, pois isso te deixará mais confortável e suas costas irão agradecer. Observe se a cadeira que você possui é adequada para uso por longos períodos e, caso ela não seja, tente torná-la mais confortável utilizando almofadas e mantas. Se for viável investir em um modelo de cadeira própria para escritório, opte por modelos ergonômicos com regulagem de altura e espaldar, que possuem inclinação e apoio para os braços que confortáveis para usos longos. Ah! E não esqueça de se alongar!



Iluminação
Ter um ambiente de trabalho iluminado, mesmo que ele seja em casa, é extremamente importante para que as tarefas sejam feitas com excelência. Uma boa iluminação cansa menos a vista, o que afeta diretamente o rendimento do trabalho realizado. Se a luminária principal do ambiente não possuir a luz mais adequada para a sua atividade, faça uso de uma luminária de mesa direcionável, de preferência com lâmpada de LED que oferece uma maior variedade de temperaturas de cor e você pode escolher a que melhor se adequa a sua necessidade. As cores mais quentes são interessantes para quem passa muito tempo em frente às telas, que contêm muitos tons frios. Desse modo, o calor da iluminação do ambiente permite um “descanso” maior. Por outro lado, quem precisa desenhar ou ler em folhas de papel pode preferir o branco frio, pois ele permite maior contraste das imagens e evita um excesso de esforço visual.
Lembre-se também de dar preferência para iluminação natural pois é o tipo de luz mais agradável aos nossos olhos. Se você tiver uma janela próxima de você, aproveite.


Personalize
Tornar o seu local de trabalho o mais agradável possível é uma missão, rodeie-se de coisas que você gosta, quadros com ilustrações que ame, porta-retratos com fotos de uma viagem ou de pessoas queridas, ou mesmo um mural com diversas lembranças. Plantas também são uma excelente opção para tornar o espaço mais aconchegante e harmônico.


Gostaram das dicas? Se você trabalha em casa, conte pra gente aqui em baixo: o que não pode faltar no home office?